PENSAR CRITICAMENTE


Em mais um dia de trabalho, venho eu fazendo minha viagem diária (1 hora de carro até o trabalho) ouvindo a rádio, quando ouço o radialista alertando a comunidade das diversas mobilizações que ocorrem no Brasil incluindo Alagoas., este aconselhou os cidadãos alagoanos a só se deslocarem dentro da cidade se fosse caso de força maior, pois o trânsito estaria um caos (como se isso já não acontecesse rotineiramente, dia sim e o outro também).Fiquei refletindo sobre as palavras deste formador de opinião, que é "seguido" pelo massa.Qual será o impacto desse conselho? Será que todos "obedecerão" e ficaram trancafiados em seus lares como se o que esta sendo protestado não lhes dissessem respeito? E se ele (o radialista) tivesse aconselhado: - Só saiam de suas casas se for para unir-se aos que protestam, pois as causas ali defendidas dizem respeito a toda sociedade!?
É, estou exercitando o que é tanto defendido nas aulas de Filosofia - UFAL ... 
O PENSAR CRÍTICO!

* Pensar criticamente é decidir racionalmente no que acreditar ou não acreditar.
* É usar nosso pensamento racional e ponderado (sensato) para obtermos melhores resultados nas atividades que desenvolvemos no mundo.
* É saber jugar proposições, argumentos e opiniões e, através da investigação ativa obter justificações para nossas decisões e crenças.
* É também uma das principais formas de obtenção de conhecimento, somente conhecimento científico objeto e criticamente sustentadado pode ser aceitos universalmente pois as premissas desses conhecimentos podem ser testadas, verificadas e questionadas por qualquer um.
* Ele serve para evitar que sejamos manipulados. Ele demanda suporte adequado às alegações e sabe identificar quando um argumento é falacioso = enganosa ou tedencioso = que envolve alguma intenção secreta.

Postado por: Juliane Barbosa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário